Numa altura em que muito se especula sobre quem chegará ao topo das respectivas conferências após uma semana de mercado de transferências frenética, vamos falar de uma luta que também será tão interessante como essa: a de quem ocupará a 6ª vaga em cada uma das conferências, a última que garante o acesso directo aos playoffs.
Decorrida metade da época, claramente há 5 equipas em cada uma das conferências que se têm destacado e distanciado desse 6º lugar. A grande incógnita e que, neste momento, é um autêntico totoloto é afirmar quem irá evitar o play-in. Claro que posso estar enganado e haver lugar a uma grande surpresa, mas mais de metade dos jogos já é uma boa amostra para ter uma noção sobre quais as equipas para quem chegar aos playoffs será uma mera formalidade.
Vamos então começar pela Conferência Este. O artigo é meramente opinativo e, dada a grande proximidade entre as equipas, poderei ser injusto ao não incluir algumas, mas é unicamente porque não considero que tenham a mínima possibilidade de chegarem ao 6º lugar.
Equipa; registo na Liga; Registo na Conferência; Registo vs equipas presentes neste artigo*
Wizards - 22-19; 17-14; 7-8
Heat - 23-20; 14-13; 6-8
Raptors - 23-21; 17-11; 10-5
Pistons - 20-23; 15-15; 8-8
Nets - 20-25; 13-14; 6-5
Cavaliers - 18-23; 14-15; 6-7
Bucks - 17-24; 11-18; 6-7
Pacers - 17-25; 6-17; 6-9
*dados retirados antes da última simulação.
Numa corrida alucinante, os jogos entre estas equipas poderão fazer a diferença, daí o registo na Conferência ser tão importante. Olhando para os registos acima indicados, os Raptors têm uma ligeira vantagem, apresentando o melhor registo, inclusive o dos jogos entre estas equipas.
No outro sentido, o registo dos Pacers é sofrível. As 24h de Indianapolis são com carroças esta temporada, pois são a equipa que corre mais atrás do prejuízo: têm o pior registo e são a equipa com menos jogos disputados intra-conferência. E num Este recheado de muitas e boas equipas, são claramente o candidato mais fragilizado.
Incluiria também aqui os Cavaliers. Ja Morant, chega de armas e bagagens ao Ohio, numa troca que não irá trazer mais qualidade individual e equilíbrio a um plantel que já não o tinha e a vinda de um novo GM irá requerer tempo de adaptação… e tempo é algo cada vez mais curto nesta corrida. Um tiro de pólvora seca que poderá complicar, e muito, o trabalho de quem ficar com o lugar.
Os Wizards têm subido de nível desde a troca que efetuaram e agarraram-se ao 6º lugar com unhas e dentes. A varinha que conseguiram negociar com o Mr. Olivander das trocas, de seu nome Nicolas Lima, teve o condão de trazer mais equilíbrio e consistência à equipa.
Os sHEAT loads of money (agora bem mais equilibrados) continuam a morder os calcanhares aos feiticeiros. Sérgio Marques percebeu que o caminho traçado no início de época não estava a ser o melhor e soube dar dois passos atrás para poder, eventualmente, dar um em frente.
Os Pistons e os Bucks são equipas que apresentam registos como visitantes demasiado penalizadores, vivendo ao máximo o lema de “Home is where your win is”. Para conseguirem almejar o apuramento directo, terão de inverter essa tendência. No caso da equipa de Milwaukee, a qualidade da equipa não se traduz e têm capacidade e muita margem para melhor o seu registo no que resta da temporada.
Os Nets serão uma incógnita, agora sem o seu ABONIS de família. A dinâmica da equipa será transfigurada, resta saber se para melhor ou para pior. Pelo menos não serão tão previsíveis ofensivamente, o que poderá funcionar a seu favor.
Pessoalmente, se tivesse de apostar, eu diria que os Heat serão a 6ª equipa apurada diretamente. Quem tem Lebron e qualidade à volta do plantel, “só” tem de encontrar a rotação e táticas certas para encarreirar e distanciar-se dos restantes concorrentes.
Já no Oeste*, o cenário é parecido, mas a dinâmica da Conferência é mais imprevisível porque, a meu ver, tem menos concentração de qualidade e talento que o Este.
Lakers - 22-21; 13-12; 7-7
Warriors - 20-21; 13-11; 8-3
Wolves - 19-22; 10-13; 6-7
Rockets - 18-21; 10-16; 6-8
Mavs - 18-22; 12-14; 4-6
Clippers - 18-23; 11-15; 6-5
Pelicans - 17-22; 15-18; 6-7
*dados retirados antes da última simulação.
Analisando estes números friamente, eles são todos muito parecidos. O que salta mais à vista é o registo intra-conferência dos Rockets e o registo positivo dos Warriors nos confrontos das equipas presentes nesta amostra. Neste caso, o facto de ter o pior registo não é motivo para lançar o alerta “Houston, we have a problem”, como acontece em Indiana. Os foguetes estão a ser bem comandados pelo Hugo na sua época de estreia e continuam a postos para “voarem” para a post-season.
Mavs, Clippers e Pelicans estão na luta, mas partem no fim da grelha. Os outrora cascudos, abdicaram da sua grande estrela, numa clara mensagem que estão já a trabalhar na próxima omelete; os Clippers têm sofrido com a ausência do seu GM (numa cópia clara deste franchise na vida real) que nem no mercado tem andado activo como é do seu apanágio; os Pelicans viram-se numa teia sem fim (Jokic que o diga!!) que já durava desde o draft e tiveram de recorrer aos serviços do mestre em teias, Lipe Colucci, para libertar a sua estrela e conseguir preparar o futuro do franchise.
Ao olhar para os Wolves, é fácil perceber que continuam a deixar muito a desejar em termos defensivos. As alcateias costumam ser muito protetora, mas esta aparenta ter alguma aversão à proteção de um aro laranja. Acredito que se subirem a capacidade defensiva, afinal de contas foi para isso que Gobert veio, poderão ter uma palavra no que toca ao apuramento directo.
Warriors e Lakers protagonizaram uma das grandes trocas da temporada. Trocaram tudo e não mexeram nada. O GM Mauro Rodrigues, sentindo exatamente isso, não quis ficar de braços cruzados e SHAIu do marasmo. Os Lakers têm-se mantido, de há umas semanas para cá, no 6º lugar e acredito que serão eles a consegui-lo. Os Warriors do D. Xikote têm de vestir a capa de cavaleiros andantes e procurar um negócio que lhes dês um push para não perderem de vista o 6º lugar.
Conto com os vossos palpites para o 6th seed!
Comments