Não há volta a dar. Agora é a doer, agora é o "mata-mata". Não há margem de erro e os jogos de primeira ronda são, em alguns casos, séries que podia muito bem ser jogadas numas meias-finais ou mesmo final de conferência. Emoção não vai faltar, reviravoltas - provavelmente - também não. Apesar de não sabermos no que vai dar, temos uma certeza: os GM's vão ter de estar no seu melhor para adaptar as táctica ao adversário e evitar surpresas (ou fazer a surpresa). Série a série, analisamos o que esperar.
Sacramento Kings x Golden State Warriors
Resultado na regular season: Kings 3-1 Warriors
Previsão para a série: Kings 4-1 Warriors
Como é normal numa série que opõe o líder de uma conferência ao oitavo lugar da mesma, o favoritismo tem de ser entregue com objetividade. Os Kings, de Nicolas Lima, fizeram uma temporada que se pode considerar estável, com muitos pontos altos e poucos pontos baixos. Luka Doncic é um dos principais candidatos a MVP e está bem acompanhado por uma máquina defensiva bem oleada, liderada por Jimmy Butler.
Do lado de Golden State, Francisco Carvalho sobreviveu a um playin duro, de dois jogos, um perdido à tangente e, outro, ganho também no limite. Trae Young está a jogar a um nível que nunca tinha conseguido na primeira metade da época, mas o trunfo dos Warriors vai bater de frente com um "MVP-like". No papel vai faltar talento para marcar pontos além de Young, até porque outros focos ofensivos, como Wiggins ou Poole, vão estar tapados por Jimmy Butler ou Lonzo Ball.
Matchup a ter em conta: Luka Doncic x Trae Young
Memphis Grizzlies x San Antonio Spurs
Resultado na regular season: Grizzlies 4-0 Spurs
Previsão para a série: Grizzlies 4-2 Spurs
Esta é uma das séries interessantes da conferência Oeste. Grizzlies fizeram uma temporada quase sempre no topo, e só perderam a possibilidade de ficar em primeiro lugar, na última semana de competição. Já os Spurs ganharam a época com a substituição de GM. Desde André Lucas que San Antonio ficou temível, com Jaylen Brown em evidência, mas um coletivo que vai colocar problemas a qualquer adversário.
Os Grizzlies vivem de Embiid - mais um dos principais candidatos a MVP - e do sempre fiável Vanvleet. A questão é saber se conseguirão estancar os ataques de Brown, a jogar a SF e onde os Memphis contam com um ainda pouco experimente Jalen Willliams, ao mesmo tempo que contém Derrick White.
A boa notícia para Renato Mendes é que Jarrett Allen deverá perder o duelo com Embiid. E o poste dos Spurs tem sido um chamariz para ganhos nas tabelas e massacre do interior adversário.
Matchup a ter em conta: Fred VanVleet x Derrick White
Phoenix Suns x Utah Jazz
Resultado na regular season: Suns 3-1 Jazz
Previsão para a série: Suns 4-3 Jazz
Vai ser l-o-u-c-o. Com toda a certeza que João Leitão não esperava um desafio deste calibre já na primeira ronda. E também apostamos que Adriano Catarino - apesar de satisfeito com a volta de 180 graus que deu aos Jazz - não quer ficar por aqui e vai fazer de tudo para conseguir ultrapassar a equipa com o melhor jogo interior do ChampNBA: Sabonis e Giannis estão à espera.
E a diferença que dá esta vantagem de 4-3 aos Suns pode estar mesmo nestes jogadores. Mas o que torna a série interessante - provavelmente a mais interessante desta primeira ronda deste lado da liga - é que enquanto o ponto forte de Phoenix é o interior, o ponto forte dos Jazz é o exterior. Harden e Brunson não vão ter adversários diretos a altura.
Não existindo lesões (calma, jogo psicológico), Brooks, Draymond e Smart vão ser decisivos para tentar secar o jogo de Phoenix. Por outro lado, Sengun não deverá ter as respostas necessárias para parar - de nenhuma maneira - quem vai encontrar debaixo do cesto.
Matchup a ter em conta: Giannis Antetokounmpo x Draymond Green
Portland Trail Blazers x LA Lakers
Resultado na regular season: Blazers 2-2 Lakers
Previsão para a série: Blazers 4-3 Lakers
Segunda série em que apostamos no 4-3 e, tal como a anterior, com inúmeras incertezas dado o matchup e o encaixe de cada uma das equipas. Os GM's partilham o apelido, mas também partilham experiência e muito conhecimento sobre a liga. Vamos ser um belo embate táctico em perspetiva.
Portland confia no monstro defensivo Jrue Holiday para tentar estancar os estragos que Shai pode (e vai) fazer ofensivamente. Mas há poucos bases além de Holiday que serão capazes de parar este talento, pelo menos em alguns momentos, o que já será suficiente para tentar fazer a diferença. Depois, tudo se resume a Anthony Davis. A época do jogador foi fantástica, mas, por vezes, os problemas de faltas assombraram exibições e vitórias (que faltaram).
Se Shai vai ter de passar por Holiday, Davis vai ter de passar por Siakam. Dois matchups incríveis onde a série se vai decidir, além da profundidade de soluções do roster, claro. É aqui que os Blazers conseguem a ligeira vantagem.
Matchup a ter em conta: Anthony Davis x Paskal Siakam
Chicago Bulls x Detroit Pistons
Resultado na regular season: Bulls 3-1 Pistons
Previsão para a série: Bulls 4-1 Pistons
Rui Louro conseguiu sobreviver ao playin, mas passou de um 7º lugar para 8º. Resultado? Apanhar estes Bulls e Pedro Lança pela frente. O prémio que ninguém queria. No entanto, Detroit já roubou um jogo a esta equipa e provavelmente vai consegui-lo outra vez, existindo sorte e engenho para que tal possa acontecer. Mas não vamos pôr paninhos quentes, a série é desequilibrada.
Desde logo porque o 5 inicial de Chicago são 5 soluções híbridas entre defesa e ataque competente e com alto nível de diferenciação. Detroit tem a experiência de Paul, mas que já não puxa carroça sozinho e a irreverência, mas pouca experiência, de Chet, acompanhados claro que Bridges que tem sido uma boa surpresa. Lá está, talento não falta, mas falta muito para conseguir ganhar 4 jogos nesta série.
Matchup a ter em conta: Kyrie Irving x Chris Paul
New York Knicks x Washington Wizards
Resultado na regular season: Knicks 3-0 Wizards
Previsão para a série: Knicks 4-1 Wizards
Para muitos, os Knicks (empresa fundida com Pacers, Lda) são os principais candidatos ao anel, apesar o 2º lugar na época regular. E esta previsão tem mais a ver com isso - e com o seu valor - do que com a falta de talento da equipa de Pedro Gaifem.
Os Wizards têm em Fox a principal esperança para surpreender. A questão é que New York tem Leonard, Bane, Murray, Barnes, Collins... enfim, soluções.
É certo que Jamal Murray vai falhar o primeiro e jogo e, provavelmente, jogar condicionado em mais alguns, mas será nos jogos caseiros e, assim, os Wizards não vão aproveitar tanto como potencialmente poderiam. O truque vai ser um Fox em grande nível, coadjuvado por Ingram que deverá procurar espaço para "fugir" à marcação de Kawhi. Vai ser um jogo de gato e rato entre os GM's.
Matchup a ter em conta: Kawhi Leonard x Brandon Ingram
Philadelphia 76ers x Toronto Raptors
Resultado na regular season: 76ers 3-1 Raptors
Previsão para a série: 76ers 4-3 Raptors
Não há série como esta. Sixers - uma das melhores equipas do ChampNBA durante todo o ano - contra Raptors - uma das melhores equipas do último terço da temporada, principalmente após a chegada de Lebron James.
Pedro Pardal provavelmente não contava com tamanho desafio na primeira ronda, mas esta é também a prova da competitividade da liga, algo que eleva todos os jogos e participantes. Kevin Durant precisa de colegas ao melhor nível e do primor táctico do seu GM para ultrapassar Lebron James, Karl Anthony-Towns e Lamelo Ball.
Se Durant e Lebron vão embater de frente e se Brooks tem defesa suficiente para controlar as tabelas, a grande questão é se as adaptações frequentes dos Sixers na posição de primeiro base serão suficientes para controlar a irreverência de Ball.
Temos todos os elementos para uma série memorável.
Matchup a ter em conta: Kevin Durant x Lebron James
Boston Celtics x Orlando Magic
Resultado na regular season: Celtics 1-2 Magic
Previsão para a série: Celtics 4-3 Magic
Um quer parar a música, apesar de a adorar. Outro quer tocá-la apesar de provavelmente não saber distinguir um dó de um fá. Vai ser uma série interessante, com protagonistas interessantes e GM's de valor provado.
Em Boston, Mitchell e Porzingis têm sido donos e senhores, bem ajudados por role players que têm sido mais do que isso para Filipe Ferreira. A adição recente de CJ McCollum, quando ninguém esperava, deu um boost de scoring, às vezes vindo do banco, que coloca os Celtics num outro patamar.
Já em Orlando, Jokic. Não precisamos de dizer muito mais a não ser, Jokic. Jokic, Jokic, Jokic. Os Magic fizeram de facto magia e já tiveram três equipas e três estratégias diferentes para a época. Mas é com o sérvio, Anunoby e Dejounte que vão enfrentar uma série muito exigente onde têm oportunidade de passar, mas não será fácil e a margem de erro é zero.
Matchup a ter em conta: Kristaps Porzingis x Nikola Jokic
Comments