top of page
Search

Pedro Lança: "Nunca durmo bem quando não ganho"

Quarta entrevista da época e seria uma questão de tempo até chegar ao histórico Pedro Lança. O GM dos Bulls é, como sempre, um dos mais ativos do ChampNBA e está, a pouco e pouco a formar uma equipa apetrechada para ser campeã. Nesta entrevista, confessa que nunca dorme bem se não ganhar e dá uma notícia inesperada: no final da temporada haverá uma reflexão sobre a continuidade nos Chicago Bulls e até na liga. Tudo porque, considera, há um "desgaste" resultante de "um alvo" nas costas na altura de negociar e não só. Sem papas na língua, está "lançada" uma das entrevistas do ano.



Filipe Pardal - Allstar break, 32 vitórias e 18 derrotas. Uma equipa bem diferente daquela que começou a temporada, com mais meios para entrar em modo win-now, mesmo que uma das principais figuras do roster tenha 19 anos. Que balanço faz e, afinal, o que querem os Bulls: o título já ou preparar o terreno para serem indiscutivelmente os mais fortes na próxima época?


Pedro Lança - Faltou referir as várias lesões que tivemos, Irving, Cam Thomas, Isaiah Joe, etc, pelo que penso que poderíamos estar a lutar pelo topo da Conferência não fosse isso. De facto é uma equipa muito jovem mas com uma mescla interessante de experiência, muito graças ao Kyrie que tem sido essencial para a estabilização da equipa. Quanto ao que pretendemos, temos noção que muito do nosso futuro passa por um miúdo de 19 anos que pode vir a ser um dos melhores de sempre, pelo que a ideia é dotar a equipa de meios imediatos mas com os olhos postos nos próximos dois/três anos, queremos ser sempre vistos como uma equipa a ter em conta, não há outra forma sequer de abordar qualquer época.


FP - Ter em Wemby, indiscutivelmente, uma senha na mão para ser sempre uma equipa a ter em conta (e até tendencialmente mais forte com o passar dos anos) permite-lhe dormir melhor mesmo num cenário em que não consiga atingir os seus objetivos este ano e "cair" nas mãos de equipas mais experientes como os Knicks, os Kings ou os Sixers, só para dar três exemplos?


PL - Não, nunca durmo bem quando não ganho, independentemente das circunstâncias. Faz me sim ser se calhar um pouco mais paciente na forma como abordo a construção do roster, não hipotecar muito do futuro olhando só para o presente, win now mas sustentado. Tenho a noção da minha agressividade e do quão impulsivo posso ser, pelo que esta época tem sido um teste à minha resiliência.


FP - Já que fala de impulsividade e de resiliência, permita-nos abordar um tema sensível para si. Têm existido alguns "murmúrios" pelos bastidores que algumas equipas ficam reticentes em negociar consigo, por uma alegada fama de fazer negócios mais penalizadores para as outras equipas envolvidas. Algo que visivelmente o irrita e o deixa com o sentimento de que é prejudicado perante alguns "mind games" menos limpos de outros GM's que fomentam essa percepção. O que tem a dizer sobre isto?


PL - Semore que entramos numa época, sempre que entramos num jogo, sempre que entramos numa negociação, sabemos que temos um alvo nas costas, vem com o território e mostra que somos temidos, vivo bem com isso. Vivo mal é com GMs dizerem que não fazem negócios comigo porque acham que vão ser enganados e, pior ainda, outros GMs dizerem que GMs mais experientes lhes dizem para evitarem fazer negócios com a minha equipa, acho ridículo e aconselho vivamente essas pessoas a saírem de casa e cheirarem a relva. Desafio todos a olharem para as nossas trocas desta época e dizerem me uma em que a outra equipa foi "prejudicada". No entanto isto provoca naturalmente um grande desgasto e cansaço pelo que no final da época farei o meu balanço e decidirei se o melhor mesmo não será abandonar, pode ser que assim quem nunca foi campeão tenha a sua hipótese.


FP - Se abandonar não está apenas e só a fazer um grande favor a quem cria esses rumores e esse ruído? Está preparado para ter o comissário à sua porta com um taco de basebol?


PL - Pensa nisto como a Make a Wish Foundation, houve um menino em dificuldades que pediu a uma estrela que fosse um dia relevante, estou a ajudar a proporcionar isso, não têm de agradecer. Quanto à ameaça física, tenho na equipa um louva a Deus de 2.24m e um rapaz que acha que a Terra é plana, eles protegem-me.





FP - Ainda a falar do mercado, mas agora noutro ângulo... ninguém acredita, por vários motivos, que os Bulls ficarão com esta equipa até à trade deadline. Quem está na porta de saída? Assumindo já que Wemby fica, o recém-chegado Randle e o "terraplanista" têm lugar garantido?


PL - Não posso revelar quem está mais facilmente no mercado, caso contrário começam já os rumores que um deles come Lay's com os pés, o outro bate na tartaruga que tem em casa e o outro usa água com gás para hidratar as plantas. Mas sim, diria que a probabilidade de chegarmos ao pós deadline com o roster como está é próximo do 0.


FP - Analisando as prestações até ao momento, quem são para si os principais candidatos ao anel e porquê?


PL - Assim destacados vejo o óbvio, Grizzlies e Nova Iorque, têm equipas coesas e, no caso dos Knicks, extremamente aptas defensivamente, especialmente desde que trocaram lixo pelo melhor defesa interior da liga. Vejo também a nossa equipa, Sixers, Magic, Celtics, Kings e Blazers com outside shot.


FP - Diga-nos o seu 5 inicial ideal da liga (incluindo GM).


PL - Shai, Doncic, Giannis, Embiid e Jokic. GM vou-me focar neste ano e o meu voto vai para o Guilherme dos Knicks.


FP - Sendo elemento da comissão e um dos melhores GM's e ativos do simulador, o que está a achar da temporada até agora? Alguma sugestão para o futuro? Muito obrigado pela disponibilidade!


PL - O draft foi muito bem pensado, trouxe muito equilibrio que acabou por se perder ligeiramente devido a patetices de GMs, ainda assim temos muita competitividade. Sugestão para o futuro é melhorar a defesa e os blocks do Wemby!


---



Bulls têm o necessário para ganhar já?

  • Sim, são os principais candidatos ao título.

  • Sim, são top3 da liga, mas a concorrência é forte.

  • Não, só quando Wemby evoluir para estrela indiscutível.

  • Não, estão fora do top4 de melhores equipas.




52 views0 comments

Recent Posts

See All

Comments


bottom of page