top of page
Search

Grizzlies, Pelicans e Kings partem na frente

Updated: Feb 3

Estas três equipas formam o top 3 das que irão escolher primeiro a sua "estrela" na primeira ronda do Fantasy Draft que se vai realizar já segunda-feira, às 22h. Se os Grizzlies e os Kings contam com GM's já experientes nestes palcos, os Pelicans - ao comando de Tiago Miranda - têm no seu GM um rookie o que causará alguma ansiedade nos fãs.


Apesar de não existir nenhuma certeza quanto às primeiras escolhas, é sabido que o top 3 irá condicionar o rumo do draft. João Leitão - GM dos Phoenix Suns - já afirmou publicamente que terá uma escolha "fácil", na 4ª posição, pois dependerá das primeiras 3. Que jogador terá em mente, não sabemos dizer, mas há claros favoritos nesta tabela:


Joel Embiid



É o melhor "scorer" do ChampNBA e discutivelmente, junto com Jokic, o melhor poste da liga. Apesar do jogo exterior ter dominado a NBA nos últimos anos, sabemos que continua a ser muito valioso ter um jogador interior dominante. Além da facilidade em marcar pontos, Embiid é de elite na "defesa interior" e no domínio nas tabelas defensivas. Tudo isto num atleta com "apenas" 29 anos e que ainda tem muito para dar.


Luka Doncic



Como juntar um atleta de 24 anos com um dos maiores talentos da liga? É fácil, é só chamar por Luka Doncic! O base europeu vai ser um dos principais alvos e muito dificilmente não sairá neste top3. É o segundo melhor jogador da liga a jogar no perímetro, e no passe não há ninguém que o supere. Com um drible de elite e uma cultura táctica suficiente para fazer qualquer equipa triunfar, Doncic vai ser chave em qualquer franchise durante muitos, muitos anos. Ou então até ser trocado - algo que será certo se acabar por sair em Sacramento.


Giannis Antetokounmpo



Greak Freak é sempre uma escolha segura! Alia um domínio avassalador no interior, com uma capacidade muito eficaz no exterior. É claro que o seu lançamento continua a ser o handicap do seu jogo, mas numa liga como o ChampNBA isso não será suficiente para o retirar do top 3/5 das escolhas neste draft. Giannis tem "90" em vários parâmetros, a saber: scoring, ataque interior, defesa de perímetro, força, ressalto defensivo, consistência defensiva e ofensiva, durabilidade e cultura táctica. Wow!


Nikola Jokic



Achavam mesmo que existia a coragem de não mencionar Nikola Jokic? Circulam rumores que será entre ele e Embiid que se decidirá a primeira pick do Draft (Doncic desconfia disto). Jokic é dos jogadores mais completos da liga e é, sem discussão, top2 no interior. Não há mais nenhum atleta que conjugue um ataque interior tão forte a um passe de classe mundial. São as suas características únicas que o tornam tão difícil de passar.


Kawhi Leonard



Este é o nome mais improvável de aparecer nesta lista, sabemos disso. Mas também sabemos que a defesa ganha campeonatos e que não há muitos como Kawhi neste aspeto. Leonard é defesa e é ataque. É consistência e cultura táctica. É o sonho de qualquer GM que esteja a lutar pelo tão ambicionado anel. Este é um jogo de estratégia e estratégia é o nome do meio deste jogador. O facto de "já" ter 32 anos não vai abonar a seu favor, mas quem o conseguir sacar nesta primeira ronda vai ser muito, muito feliz.


Numa liga onde a competição atinge níveis estratosféricos (esperamos nós), o ChampNBA vai ser marcado nesta época 1 pelas escolhas que se farão nesta fase.


A seleção de jogadores versáteis que podem contribuir tanto na defesa quanto no ataque, enquanto se adaptam às exigências táticas, pode tornar-se na estratégia fundamental que criará "separação" de equipa para equipa. A versatilidade individual não é apenas uma vantagem, mas uma necessidade estratégica. A capacidade de conseguir competir com adversários com diferentes estilos de jogo (vai ter muita influência nos desfechos, principalmente nos playoffs) e a resiliência perante desafios inesperados (lesões, faltas, etc) tornam-se critérios cruciais para estas escolhas.


Veremos quem sairá a melhor. Já a partir de segunda-feira, às 22h!


48 views0 comments

Recent Posts

See All

Comments


bottom of page