top of page
Search

Tiago Moreira: "chegar ao play-in já seria uma grande vitória para nós tendo em conta a montanha russa que temos vivido em Indiana"

Para alguns serão sempre a equipa satélite dos Knicks. Para outros são das equipas mais interessantes - atualmente - do ChampNBA. A verdade é que Tiago Moreira parece ter aprendido com os erros e criou um dos 5 iniciais mais entusiasmantes da liga, criando condições (inesperadas) de um acesso ao Play-in depois de um início de temporada desastroso. Falámos com Tiago Moreira para perceber o que vai na cabeça de um dos GM's mais antigos da nossa liga. Não faltaram temas como a abordagem à trade deadline, o péssimo registo fora de casa e o futuro deste franchise que voltou a dar esperanças aos seus adeptos.



Filipe Pardal - As últimas movimentações dos Pacers tornaram a equipa uma força na liga na perspetiva em que têm hipóteses reais - e talento - para dar luta a todos os adversários. Mas com 19-37 isso não pode ser extemporâneo na medida em que mesmo que chegue a playin isso pode nem ser suficiente para manter jogadores como Markkanen? Quais são os objetivos para o presente?


Tiago Moreira - Antes de mais muito obrigado por este convite, é sempre um privilégio, poder ajudar a dinamizar a liga. Já ando por aqui desde o início, e sempre gostei deste conteúdo. Respondendo à sua pergunta, a qual faz todo o sentido, olhando para os nossos resultados (19-37), o que faria mais sentido seria uma luta por uma possível pick alta.

Antes da chegada do Markannen, era o objetivo que já tínhamos traçado, contudo, com a vinda do Markannen e depois do esforço feito para reconstruir a equipa, optei por, mesmo que não chegando a um play-in ou perdendo mesmo a hipótese de uma pick alta, lutar com todas as forças para ver o real valor da equipa e tentar ir o mais longe possível. Não ia gostar de estar a tankar meia época com uma equipa com algum potencial como a nossa.


Relativamente ao Markannen, estamos cientes que dificilmente irá ficar por cá. Contudo, pelo menos iremos tentar extrair ao máximo o seu potencial neste final de época. No final da época, os milhões do seu salário irão ajudar na continuidade da reconstrução desta equipa. Todos os restantes principais jogadores estão com contrato por mais um ano pelo menos, portanto a continuidade está garantida de 80% da equipa


FP - Gostaríamos ainda de falar sobre as expetativas para este ano em termos de resultados desportivos, por que não nos respondeu diretamente, mas antes disso e recuperando as contas aos salários... mesmo sem Markkanen na equipa a perspetiva, com a equipa técnica, é ficar com menos de 10m de cap disponível. Algo que, como sabe, não é suficiente para sequer pensar num jogador similar. Como vai enfrentar este problema?


TM - De facto, os salários dos treinadores vêm atrapalhar um pouco, serão mais ou menos 7M para os 3 treinadores. É um problema geral da liga, em que ninguém se lembrou deste problema, até o Adriano começar a alertar toda a gente. Vamos analisar até a deadline este assunto e ver se é possível melhorar isso com alguma troca, mas sem grandes alarmismos. Mas voltando à sua questão sobre os resultados... a nossa expectativa é chegar a um play in. Tendo em conta que depois teremos sempre dois jogos pela frente, o passo seguinte seria os Playoffs. Mas chegando aos play-in já seria uma grande vitória para nós tendo em conta a montanha russa que temos vivido em Indiana desde o burnout da época transacta.

Relativamente ao CAP , sabemos que temos algumas limitações para a próxima época, mas dando amnesty no Isaiah Stewart ou até mesmo no Bane, conseguiremos continuar a reconstruir a equipa, sendo que a base está toda aqui. A hipótese do Markannen renovar é baixa e estamos já a contar com isso também.


FP - Na perseguição aos Hornets, equipa mais ao alcance nesta luta de última hora pelo playin, há um claro ponto fraco identificado na sua equipa - a defesa. Indiana neste momento é a 2ª equipa que mais pontos sofre. O que pensa fazer para tentar dar a volta esta fragilidade agora que existe matéria-prima para isso ser possível? Revele-nos o que puder do seu pensamento táctico/estratégico.


TM - Questão bastante pertinente. Esse é um assunto que me causa alguma urticária! 😅

De facto, olhando para os números, somos neste momento a segunda pior defesa da liga, com apenas os Raptors com piores números do que a nossa equipa. Considero que grande parte destes números, ainda são heranças da equipa com que iniciamos a liga. Analisando o início da época, sempre andamos no topo no que diz respeito a número de ressaltos, mas sofrÍamos bastantes pontos! Com a reformulação da equipa, em termos de ratings de jogadores, consideramos que devemos ser top 10 da liga em termos globais.

Contudo, no papel é tudo muito bonito , mas o que queremos é ver essa qualidade defensiva em prática. Considero que, também tive alguma culpa nesse ponto, visto que a DC estava bastante permissiva. Após análise, optei por uma visão um pouco mais agressiva e pressionar um pouco mais e alterei o sistema defensivo. Se formos analisar as últimas 5/6 Sims vão ver que estas alterações estão a fazer efeito, visto que os pontos sofridos, em média, são bem abaixo da média total da época.


FP - É inevitável falar do registo fora de casa (3-26). O que se passa com a equipa fora de portas? Sem querer revelar demasiado sobre as questões internas da equipa, porque é que nunca foi experimentado algo diferente, mesmo ao nível da palestra motivacional - que é para isso que a ua equipa técnica lhe leva o dinheiro - quando a jornada é mais forasteira? Os adeptos não veem as pretações longe da Gainbridge Fieldhouse, mas o coração deles sente...


TM - Sabia que esse assunto vinha a baila, e de facto é o nosso grande calcanhar de Aquiles! Esse registo fora de casa é o pior que temos tido em toda a história de Indiana no Champ e isso é de lamentar. Com um registo melhor um pouco, já estaríamos numa posição bem melhor. O nosso passo inicial foi estabilizar a equipa em termos de jogo, agora o próximo passo será mesmo melhorar os jogos fora. A questão de palestra é um bom ponto, visto que temos optado por um tipo de comunicação algo liberal. Assim como as mudanças defensivas para algo mais agressivo deram algum resultado, o estilo de palestra mais assertivo e motivador poderá dar os mesmos frutos. Vamos analisar isso!

Jogadores como Draymond Green, poderão ajudar nesse ponto e levar a equipa a melhores performances fora de Indiana




FP - Falando em assuntos que costumam vir à baila... qual é o jogador que vai para os Knicks antes do deadline?


TM - Até à trade deadline tudo é possível!! Mais a sério, sou uma pessoa que aprende com os erros e a equipa não sofrerá grandes mexidas até ao fim da época! As trocas habituais com Lança, Guilherme e Nico já foram feitas, como tal mais nada se vai passar por esses lados.


FP - Num tom mais sério, mas ainda sobre a trade deadline e pegando nas suas palavras, o que antevê para Indiana? Diz que não sofrerá grandes mexidas, mas agora que há mais matéria-prima também há, consequentemente, mais oportunidades de concentrar talento. Como vai abordar estas semanas que costumam ser loucas, especialmente se existir exceção da regra dos 30 dias?


TM - Como disse, não estamos a planear grandes mexidas, estamos contentes com a nossa equipa! A equipa está estável e a melhorar a olhos vistos. Uma mexida poderá afetar a nossa dinâmica e sabendo que teremos de ser quase perfeitos para chegar aos play-in, não poderemos arriscar muito. Poderíamos arriscar algo mais, e tentar a vinda de uma superstar, mas sabemos que isso iria implicar a saída de um bom número de jogadores da nossa equipa. Mas é claro que vamos estar sempre atentos e se surgir algo sem comprometer a nossa base, poderemos arriscar. Já tivemos propostas por Bane mas fechamos para já essa hipótese, se houver mexidas será por aí...


FP - Olhando agora para o resto da liga, quais são para si os principais candidatos ao anel? E as maiores desilusões?


TM - Para mim, os principais candidatos são os Bulls. Sabemos bem a raposa velha que é o Lança, que anda sempre a lutar pelos títulos. É um mestre da negociação e, como tal, consegue reunir todos os Pokémons para a sua equipa. Outros grandes candidatos, para mim, são os Grizzlies do Renato, que estão a fazer uma excelente época, apesar de terem facilitado um pouco nos últimos 10 jogos. Os Kings também são um forte candidato, numa tentativa séria do Nico de conquistar o seu primeiro título da história. E claro, os Knicks, que são os atuais campeões e nunca podem ser esquecidos.


Sem esquecer também os Sixers, onde o Pardal Sénior consegue sempre montar equipas fortes. Se olharmos para o início da época, estes eram logo, à partida, os principais contenders — e isso está a confirmar-se na prática! Em termos de desilusões, penso que está tudo mais ou menos dentro do esperado. Talvez os Bucks, por terem desistido tão facilmente da época, quando ainda havia margem de manobra para lutar por algo mais


FP - Se pudesse escolher qual seria o seu 5 ideal da liga? Inclua GM e Head Coach.


TM - GM - Pedro Lança / HC- Steve Kerr


Em termos de jogadores, escolhas complicadas:

PG- Irving

SG- Shai

SF- Jaylen Brown

PF- Tatum

C- Jokic


FP - Muito obrigado desde já pelo tempo dispensado, é sempre um prazer ouvir GM's que, por um motivo ou por outro, não estão neste momento na ribalta. Para terminar, gostavamos de saber o que está a achar do ChampNBA esta época e deixamos o espaço para deixar-nos novas sugestões.


TM - Obrigado eu pelo tempo disponibilizado! Quero desde já, e acima de tudo, parabenizar pelo excelente trabalho que tem sido feito pelo Champ, e a forma como está bem dinamizado!! Estamos sempre a espera de coisas novas e isso mantém o pessoal bem ativo e motivado para melhorar cada vez mais.


---



Os Pacers fizeram bem ou mal em tentar ir aos playoffs nesta fase?

  • Bem!

  • Mal!






 
 
 

Comments


bottom of page