Duarte Gomes: "Temos de ter o objectivo sempre alto. Esta época queremos o 6º lugar".
- filipedspardal9
- 1 day ago
- 3 min read
Não estamos habituados a que os Charlotte Hornets sejam destaque positivo. Estamos a terceira época desta "vida" longa do ChampNBA e, provavelmente, é inédito. Mas vamos dar mérito a quem o merece. Duarte Gomes acordou e com duas trocas estruturais colocou os Hornets a ganhar jogos e com registo positivo (21-20, na altura da publicação desta entrevista). Tentámos perceber o que vai na alma do GM.

Filipe Pardal - Caro Duarte, desde já muito obrigado por ter aceitado o nosso convite. Depois de muito tempo sem mexer, duas trocas mudaram o paradigma em Charlotte. Qual foi o pensamento estratégico destas movimentações?
Duarte Gomes - Bom dia! Sim, infelizmente andei muito tempo sem mexer por fatores pessoais, mas isto não é o programa do Daniel Oliveira, por isso vamos ao que realmente interessa. Eu gostava da equipa que tinha, faltavam claramente elementos para a rotação, mas dava um 5 engraçado. Tentei jogar um bocado com a DC, mas não funcionava como queria e o objectivo desde o início da época é a renovação de Kessler e Sharpe por isso mudanças eram urgentes. Como não gosto de tankar, comecei a ver hipóteses para ser mais competitivo sem hipotecar as épocas seguintes.
Tinha muitos expirantes, Lillard com Player Option (o que me limitava, pois já tinha mais contratos para amnistiar se necessário), e assim fui buscar Curry expirante que já havia sondado antes, para ser a estrela da companhia e Bane para acompanhar, que é amnistiavel se necessário. Se correr bem temos equipa com salários aceitáveis e margem para ir buscar alguém, se correr mal fazemos quase reset completo. As trocas foram fechadas basicamente ao mesmo tempo, mas a troca com indiana só podia ser realizada mais tarde.
FP - Falou muito do futuro, mas também do presente. Não fica claro quais são as suas aspirações para esta temporada. Consegue explicar e esclarecer esse ponto aos adeptos de Charlotte?
DG - Claro... Temos de ter o objectivo sempre alto. Esta época queremos o 6º lugar. Sabemos que será extremamente complicado tendo em conta os adversários, mas não é impossível.
FP - Objetivo imediato traçado. Agora, olhando para o fututo, disse há pouco que um dos objetivos é a renovação de Sharpe. Mas com a chegada de Bane o jogador perdeu minutos. Como vai fazer essa gestão até ao final da época? E o que podemos esperar mais este ano dos Hornets no mercado de transferências?
DG - Após a primeira troca, apostei no Sharpe a SF, uma vez que o Miles estava a fazer muito bem o papel de PF. Após a segunda troca tinha de tomar algumas decisões, e o que fez mais sentido para os primeiros jogos foi pôr o Sharpe a ajudar vindo do banco, o que não é um problema, vai haver uma grande rotação nas posições de SG, SF e PF, e o moço compreende perfeitamente que não vai ter facilitismo só para renovar, a concorrência é muito forte e se cá quiser continuar tem de mostrar trabalho. Relativamente ao mercado, estamos sempre atentos a novas oportunidades, e ainda vamos mexer mais na equipa.
FP - Curry tem sido um fator decisivo nesta recuperação e no bom momento da sua equipa. Mas é um veterano. Essas mudanças podem passar por uma troca envolvendo o chef da companhia ou é uma aposta de longo prazo?
DG - Não, o Curry só sai por algo extraordinário, a idade é só um número e sem dúvida que qualquer equipa sobe de patamar com jogadores assim.
FP - Olhando agora para a liga como um todo, quem são para si os principais candidatos ao título? E porquê?
DG - Grizzlies, Bulls e Sixers. A justificação acaba por ser basicamente a mesma para os 3.
São equipas que andaram sempre no topo, Grizzlies e Sixers sempre muito estáveis e competentes e Bulls a mexer bem durante a época. Aliando a isso a experiência dos GM's são as equipas a apontar para o título.
FP - Tem sido muitas vezes "alvo" das brincadeiras de outros GMs en relação à sua falta de participação e afins. Quer deixar uma mensagem para os críticos?
DG - Como disse logo de início, foi muito complicado gerir o tempo para tudo o que estava/está a acontecer, mas estar calado não significa que não estivesse atento ao que se ia passando.
FP - Para si qual é o 5 ideal do ChampNBA, GM incluido?
DG - Curry, Doncic, Giannis, Wemby e Jokic. GM Pedro Pardal.
FP - Para terminar e agradecendo desde já o seu tempo, o que está a achar desta temporada do ChampNBA em todas as suas frentes? Pode-nos igualmente deixar sugestões para o presente e futuro.
DG - A época está a correr a bom ritmo, e a taça traz sempre uma animação extra. Relativamente a sugestões acho que faria sentido wildcard na taça para quem faz 180 pts num jogo 😜
---
Os Hornets conseguirão ir aos PO?
Não, nem playin quanto mais...
Sim, top 6!
Sim, através do playin
Não, eliminados no playin



Comments