João Santos: "Já temos uma semi bomba preparada para explodir dia 30"
- filipedspardal9
- Nov 10
- 4 min read
Os Wolves são uma das equipas do momento. Quando nada o fazia prever, através um Free Agency Period de excelência, o GM João Santos passou a estar no mapa dos mais fortes e competitivos. Para isso, muito ajudou o negócio de outro mundo que trouxe Lebron James por 17 millhões! Mas não é só de "reis" que Minnesota vive. São um dos rosters mais profundos de todo o ChampNBA e há quem os coloque no top 3 da Oeste (ver podcast). Falámos com o GM para entender melhor que com maiores expectativas também surge uma maior pressão.

Filipe Pardal - Boa tarde, João Santos, e desde já obrigado por ter acedido a dar-nos esta entrevista. É a primeira vez que os seus Wolves estão a gerar tanta expectativa no ChampNBA, muito por "culpa" de um Free Agency Period fantástico. Na revista são apontados como candidatos ao acesso direto ao Playoff, no podcast houve quem os colocasse até no top 3 da conferência. Pergunto qual é a sua análise e se está a sentir a pressão?
João Santos - Boa tarde a todos, antes de mais quero agradecer o convite para estar aqui. É verdade que a nossa FAP correu muito bem, bem acima do que estávamos à espera e isso fez com que as restantes equipas olhem para os Timberwolves de outra maneira. Admito que a pressão está a ser sentida.
Não tanto pelo facto de nos colocarem no acesso direto aos playoffs ou até mesmo no terceiro lugar da tabela, mas sim por termos algum receio de não conseguirmos tirar o melhor partido da equipa que acabamos por montar. Ou seja o receio é maior no facto de não metermos a equipa a jogar como deve ser do que propriamente na posição da tabela.
FP - Esse receio de que fala vai levá-lo ao mercado em breve? A ideia é aproveitar a profundidade para concentrar mais talento ou, pelo contrário, vai esperar para ver o que vale esse roster e rezar para que valha mais de 17 milhoões (pun intended)?
JS - Neste momento estamos a explorar opções. Já recebemos e enviamos algumas propostas e neste momento já temos uma semi bomba preparada para explodir dia 30. Só para acalmar os curiosos não é uma bomba de 17M.
FP - Suspeitamos que os curiosos não vão acalmar depois dessa revelação... Já falamos das expectativas renovadas para os Wolves, mas gostávamos de perceber a do seu GM. O que é para si uma época de sucesso este ano, e porquê?
JS - Sucesso para mim vai ser conseguir o acesso aos playoffs sem ter que andar a lutar por essa posição no final da época regular. O porquê é simples: após 1 ano em rebuild está na hora de começar a competir e deixar de ser aquela equipa que em dia de simulação ninguém se preocupa em jogar contra nós.
FP - Olhando agora um pouco para o resto da liga, gostávamos de saber quais é que são, para si, os principais candidatos ao título nesta época 3, e porquê? Deixe-nos a sua análise.
JS - Na minha opinião, neste momento, os Grizzlies são os principais candidatos. Acho que vão conseguir mais uma vez o primeiro lugar da conferência e ganhar o oeste. Chegando à final (para já) estão à frente relativamente às equipas do este. Estou curioso para ver que trocas vão fazer os bulls. Os Knicks não fico curioso porque vou sabendo em primeira mão nas noites de copos. 😁😁
FP - Falando em copos... preferia nunca mais poder beber a um sábado à noite, mas isso significava ser campeão no ChampNBA já este ano ou nunca ser campeão, mas poder continuar a beber à vontade?
JS - Escolha difícil... Mas acho arriscava em ser campeão e passava os copos para sexta à noite.
FP - Qual é o seu 5 inicial ideal da liga? (Inclua GM e Head Coach)
JS - O meu 5 ideal é a PG Luka, SG Edwards, a SF Tatum, PF Wemby e a C Embid.
Head Coach gosto muito do que tem feito o Ime Udoka na realidade. Quanto a GM do Champ escolho Pedro Pardal. Votei nele para primeiro lugar no fim da temporada passada e mantenho a minha opinião.
FP - Para terminar e agradecendo desde já a sua disponibilidade, gostavamos de o ouvir um pouco sobre a liga. O que está a achar do ChampNBA, nomeadamente das novas possibilidades tácticas? Estamos, claro, também abertos para ouvir qualquer sugestão.
JS - Obrigado eu por se lembrarem de mim para a entrevista. Quanto ao Champ, acho que vai ser uma época super competitiva. As novas táticas acabam por tornar o jogo ainda mais interessante. O envio da tática através do site está incrível e o facto de agora podermos ver os nossos jogos play by play vai ajudar muito a melhorar a DC. Quanto a sugestões muito sinceramente não tenho nenhuma. Na minha opinião o simuladore neste momento está super completo.
---
Os Wolves podem chegar ao top 6 da Oeste?
Sim, sem dúvida
Sim, têm potencial
Não, apenas playin
Falharão os playoffs



O que é uma semi-bomba?
Uma boa entrevista do Joao. Aposto que lutará pelos 6 primeiros lugares