Sensivelmente decorridos 9/10 jogos da época regular, já se sente na conferência Este um ambiente de ataque. Principalmente protagonizado pelo trio Celtics, Bulls e Sixers que desde cedo procuram fazer a diferença numa corrida que se perspetiva ser válida até ao final. O ponto de "rebuçado" para Ferreira, Lança e Pardal? Os Knicks marcam passo.
Celtics e Bulls partilham a liderança na conferência com um registo de 8-2, e logo a seguir seguem os Sixers (que também já tinham passado pela liderança) com 7-2. Além deste trio de ataque é claro que ainda ninguém está fora desta elite, mas com os Knicks e os Magic a atravessar uma crise de resultados, as coisas parecem ficar mais claras desde o início: vai ser muito difícil, a médio e longo prazo, chegar a este patamar.
Nos jogos dentro do seu próprio pavilhão tanto Boston e Chicago permanecem invictos, e os Sixers que têm sido assolados por várias lesões parecem conseguir manter a qualidade independentemente de quem joga - algo que estava evidente uma vez que, provavelmente, têm o banco com mais talento de todo o ChampNBA.
Mas o sucesso de cada um tem sido conseguido com diferentes receitas. No caso dos Sixers estamos a falar do melhor ataque da liga, enquanto Bulls e Celtics estão ambos dentro do top 4 de melhores sistemas defensivos.
Quanto ao estilo dos GM's a estabilidade parece reinar em Philadelphia e em Boston, apesar de existirem regularmente ajustes em todas as simulações à procura da melhor estrutura. Já os Bulls levaram Devin Booker recentemente para as suas fileiras e os resultados estão a ser bastante prometedores: o ex-hawks é o melhor marcador da equipa e tem conseguido sê-lo com grandes percentagens de lançamento. 28,1 ppg; 5,6rpg e 5,6 apg são números globais que deixam os fãs de Chicago com menos saudades de Kyrie Irving.
Olhando para o futuro próximo, os Celtics vão agora entrar numa road trip importante para analisar a resiliência da equipa: vão a Memphis, Washington, Atlanta e Toronto. Enquanto os Sixers vão jogar frente a equipas de médio/topo: Memphis, Lakers e Knicks. Os Bulls com deslocações a Brooklyn, New Orleans e New York também não podem relaxar.
É com grande interesse que a comunidade vai continuar a acompanhar este coletivo, até porque mais equipas espreitam por uma oportunidade para entrar nestas andanças, nomeadamente os Toronto Raptors (5-4). Vamos ver que vantagens se continuarão a cavar enquanto os atuais campeões parecem não estar a olhar.
Quem vai levar a melhor no Este?
Celtics
Bulls
Sixers
Outro
Comments